Conflitos adolescentes

Relatos diversos de adolescentes publicados na revista Capricho e respondidos pela Dra. Ariádni Fernandes.

0
993

Sou apaixonada pelo meu amigo mas ele não sabe. Vou mudar de cidade e não sei se conto ou não para ele. O que eu faço?
(M.P.S. 13 anos – Santa Catarina)

Olá querida, que situação chata! Imagino como não deve ter sido difícil esconder seus sentimentos todo esse tempo. Entretanto fica a questão: “O que é melhor, continuar com este segredo ou dividi-lo com ele?” Se você optar continuar escondendo talvez não mude muita coisa, em contrapartida se você contar para ele, o máximo que poderá acontecer é você ouvir “acho melhor continuarmos amigos”. Sei que esta frase pode soar como “e agora, meu mundo acabou!”, só que cá entre nós, será que você não tem esquecido de olhar para os lados? Aposto que devem existir muitos outros meninos interessados em você, mas por conta da sua paixão talvez você nem perceba. Pense um pouco sobre isso, lembre-se sempre de ampliar seus horizontes. Fico aqui torcendo por você. Um grande beijo.

Estou gostando do melhor amigo do meu namorado. Será que eu devo me declarar?
(B.S.S. 14 anos – Salvador)

Nossa, é muito medo junto você não acha? Medo do que os outros irão pensar, de apostar no romance, de perder o amigo, de ficar sozinha, do que vai acontecer no futuro… Uau! Com tanta insegurança só pode acontecer uma coisa: você ficar paralisada. Todas as decisões implicam em coragem e risco, mas como vovó já dizia: “quem não arrisca, não petisca”. Acredite em seu coração. Será que vale a pena continuar com o namorado gostando do amigo? Quem você estaria enganando senão a si mesma?! E outra coisinha fundamental, qual foi a “bola de cristal” que te mostrou que o relacionamento que nem começou já vai terminar…?!? Pense um pouco sobre isso e busque a sua felicidade. Fico aqui torcendo por você.

Meu namorado quer transar mas eu sou virgem. Tenho medo de continuar negando e ele desistir do nosso namoro. Como eu faço pra ele não desistir? (J.M.A. 16 anos – Rio de Janeiro)

Querida o momento certo de iniciar sua vida sexual quem escolhe é você. Isso precisa acontecer de forma natural e responsável, e não por pressão do namorado.

Se ele realmente gosta de você ele ira compreender e aguardar até que você se sinta confortável. Não é porque você quer esperar que o amor dele vai diminuir, um relacionamento afetivo não deve ser embasado apenas em sexo, mas também em confiança, carinho, companheirismo e acima de tudo Respeito.
Converse com ele, conte o que você sente. Explique as suas inseguranças e medos, jogue limpo!

E quando perceber que está chegando seu momento lembre-se de fazer uma consulta com o ginecologista, se informar dos métodos contraceptivos e sempre usar camisinha!

Fico por aqui, torcendo para que este seu momento seja mágico, maravilhoso e inesquecível! Beijo.

Artigo anteriorDores do Amor
Próximo artigoConvivendo com a solidão
Psicóloga e Psicoterapeuta Cognitivo Comportamenal (TCC) na cidade de São Paulo. Especializada em tratamentos para transtornos de ansiedade, depressão, problemas de relacionamentos e gestão de carreiras. Atuo também como Supervisora Clínica em TCC de equipes de Psicólogos, orientando na condução de seus pacientes. Membro associada da IACP (International Association for Cognitive Psychotherapy), da FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas), ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) e da SBP (Sociedade Brasileira de Psicologia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui